Araci Boucault Tortelli
Uma bela lembrança e uma linda história Dona Araci Bocault e a fundação do Hospital Geral Dr Francisco Tozzi.
O Hospital Geral Dr. Francisco Tozzi - Santa Casa de Misericórdia, nasceu do sonho de uma senhora chamada Araci Boucault Tortelli e um grupo de 24 sócios.
Dona Araci era uma senhora dinâmica, cheia de entusiasmo, corajosa, vendo a necessidade do povo de águas de Lindóia, em relação à saúde e preocupando-se também com os visitantes que não tinham aqui nenhuma segurança, caso precisassem, resolveu fundar o Hospital. Pediu terreno e ganhou da Família Tozzi. Lutou, fez vários apelos pela Rádio Mairink, do Rio de Janeiro, onde contava Histórias de Águas de Lindóia. Abriu um livro chamado “Livro dos Camelos”, significando esse nome, trabalho no deserto. A sede da campanha em prol da construção do Hospital foi em uma das salas do Balneário. Dona Miriam Tozzi, benfeitora do Hospital, com a idade de 13 anos colaborava com a Campanha de D. Araci , chamando a atenção dos visitantes, que além de contribuir com dinheiro, assumiam um compromisso assinando o “Livro dos Camelos”.
Em prol da Campanha de D. Araci, foi construída a “Boite Camelo”, por pessoas da comunidade, no terreno que pertencia ao Dr. Vicente Rizzo, hoje Edifício Vera, na rua São Paulo. Todo sábado havia bailes e para abrilhantar as festas e bailes formou-se um conjunto musical com músicos da cidade que tocavam gratuitamente.
Em 1954 uma parte do Hospital já estava construída e funcionava como Posto de Saúde. O hospital História Departamentos Serviços Convênios
No dia 12/08/1955 o Hospital já construído foi doado para as Irmãs Franciscanas Missionárias do Coração Imaculado de Maria, com a incumbência de equipar e colocá-lo em funcionamento no prazo de seis meses. E, finalmente após muita luta e determinação no dia 05/02/1956 aconteceu a inauguração do Hospital com a nova denominação Hospital Geral Dr. Francisco Tozzi. Em vinte cinco de maio de 1972 foi acrescentado em sua denominação Santa Casa de Misericórdia. Portanto, é uma Entidade Civil, Filantrópica, sem fins lucrativos, de caráter hospitalar.
D. Araci com sua grande boa vontade, coração magnânimo e generoso, soube enfrentar lutas, suplantar obstáculos, para concretizar o seu sonho “ fazer o hospital para acolher os pobres e ricos, aliviar as dores da humanidade”. Dizia sempre “Lutem Sempre pelo mesmo ideal, Não deixem morrer nossos sonhos!”